Diabetes em Londrina – O Diabetes Mellitus, patologia popularmente chamada apenas de Diabetes, é uma doença causada pela resistência do organismo à ação da insulina ou falta dessa substância.
Apesar de não ter cura, é possível ter uma excelente qualidade de vida com acompanhamento médico adequado. Mesmo acarretando cuidados e desafios na vida do paciente, é possível viver bem com a doença.
Como afeta o ser humano de diversas maneiras, é fundamental ter acompanhamento de Médico Nefrologista para prevenir e tratar prováveis problemas nos rins derivados dessa doença.
Qualquer paciente de Diabetes (tipo I ou tipo II) passa pelo risco de desenvolver doença renal. E o presente texto tem o objetivo de explicar os cuidados e o acompanhamento de nefrologia para evitar que isso aconteça ou como buscar o melhor tratamento se o quadro já estiver instalado.
Perigos da Diabetes – a importância de efetuar o tratamento correto
O Diabetes em Londrina (ou em qualquer outro lugar) está entre as doenças que mais causam preocupação no mundo, especialmente com a expansão dos casos registrados.
Só no Brasil, temos aproximadamente 16 milhões de diabéticos de todas as idades. E a falta de tratamento ou o tratamento inadequado podem trazer consequências muito graves para a saúde.
Fato alarmante é que a diabetes é a terceira maior causa de mortes no Brasil.
A falta de acompanhamento adequado e recorrente, bem como o descuido nas rotinas adequadas ao diabético, podem levar a doença a descompensar gerando danos gravíssimos:
- Perda gradual de visão / Cegueira,
- Risco de desenvolvimento da Hipertensão Arterial,
- Maior potencial para desenvolver doenças cardíacas, como por exemplo:
- Infarto do Miocárdio,
- Acidente Vascular Cerebral (AVC).
- Risco de amputação das pernas, por conta da deterioração do sistema circulatório,
- Redução da função renal, com o sistema urinário perdendo eficiência,
- Desenvolvimento de anemia,
- Desenvolvimento ou agravamento de doenças neurológicas, causando formigamento, dor, formigamento e sensação de queimação em mãos e pés.
- Perda de sensibilidade dos membros inferiores, facilitando a ocorrência de úlceras nos pés devido a perda da pisada anatômica.
- Degeneração das articulações dos membros inferiores,
- Maior vulnerabilidade para infecções de pele e unhas causadas por fungos.
Nefrologista ou Endocrinologista, quem trata a Diabetes em Londrina?
Na verdade, o paciente necessita de ambos os especialistas para obter o adequado cuidado de sua saúde.
O papel do Endocrinologista
É o principal especialista médico no tratamento da Diabetes, uma vez que é responsável por todo o acompanhamento e evolução da doença. Monitorando riscos e problemas, deve efetuar um controle rigoroso da evolução do paciente visando evitar as complicações.
Sendo a Diabetes uma patologia oriunda do sistema endócrino (o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina), o tratamento deve ser guiado principalmente pelo especialista específico, que é o endocrinologista.
E o papel do Nefrologista?
Toda pessoa com Diabetes em Londrina (ou em qualquer outro lugar) corre sério risco de desenvolver doença renal.
Agravante a essa situação, as doenças dos rins não costumam apresentar sintomas precoces, sendo invisíveis no processo de construção do dano nos rins até o momento em que a patologia se torne irreversível e podendo levar o diabético até mesmo ao óbito.
Como a Nefropatia Diabética pode se manifestar muitos anos após o paciente contrair Diabetes, é importante realizar o acompanhamento de Nefrologia desde as primeiras fases da doença para que o Médico Nefrologista possa contribuir na manutenção da qualidade de vida do paciente.
Tomando uma média, 1 em cada 4 pessoas com Diabetes do tipo I e 1 em cada 5 pessoas com Diabetes do tipo II desenvolvem insuficiência nos rins. Sendo a Diabetes também uma das principais causas para o tratamento com diálise.
Tipos de Diabetes em Londrina
Pré-Diabetes
O termo pré-diabetes é citado quando a glicose no sangue está mais alta que o normal, porém não a ponto de gerar um diagnóstico de Diabetes Tipo 2.
Hipertensos e portadores de obesidade estão no grupo de risco. O pré-diabetes tem particular importância por ser o único momento em que ainda pode ser revertida e seu tratamento adequado permite retardar a evolução para o Diabetes e todas as complicações derivadas.
Hábitos alimentares saudáveis e a adoção de exercícios físicos como rotina são os principais fatores de sucesso para o controle da doença nessa fase. Em grande parte dos casos, a doença tem forte vínculo com condições como o sedentarismo e a obesidade, podendo ser evitada.
É possível reduzir a taxa de glicose no sangue de maneira simples e acompanhamento médico pontual.
Diabetes tipo 1
No caso do Diabetes tipo 1, o pâncreas deixa de produzir insulina nas quantidade adequadas para que o organismo funcione corretamente. Se dá por falhas do sistema imunológico que levam a perda de células específicas responsáveis por produzir o hormônio.
Isso leva ao resultado da permanência da glicose no sangue, no lugar de ser usada como fonte de energia. Isso é o que define o Diabetes Tipo 1, quadro onde estão entre 5 e 10% das pessoas com a doença, costumando surgir na infância ou adolescência porém ocorrendo também em adultos.
A medicina ainda não descobriu as causas da Diabetes tipo 1. Todavia, é sabido que existem casos de predisposição genética, indução psicossomática ou como consequência da infecção por determinados tipos de vírus.
São sintomas do Diabetes tipo 1:
- Sede em excesso,
- Fome em excesso,
- Vontade excessiva de urinar,
- Emagrecimento sem fatores para tal,
- Fraqueza injustificada,
- Fadiga recorrente,
- Visão embaçada que não havia antes,
- Enjoo e Vômito,
- Flutuações do humor.
Diabetes tipo 2
Já no caso da Diabetes tipo 2, são as células do corpo que passam a resistir à ação da insulina. Fato normalmente induzido por sedentarismo e obesidade.
Mais de 80% dos diagnosticados como Diabetes tipo 2 encontram-se acima do peso no ato de seu diagnóstico, ocorrendo com mais frequência depois dos 40 anos de idade – embora sempre possa ocorrer em qualquer fase da vida.
Muito mais comum que a Diabetes tipo 1, seu tratamento demanda modificações graduais e orientadas por médicos no estilo de vida.
Para prevenir essa modalidade da doença ou para contribuir no tratamento, é positivo:
- Manter o peso ideal de acordo com o cálculo de IMC.
- Reduzir o excesso de gordura corporal – principalmente na circunferência abdominal.
- Realizar atividade física regular.
Se o paciente já estiver com a doença diagnosticada, pode ser recomendado o uso de remédios e / ou insulina.
Sintomas da Diabetes tipo 2:
- Formigamento,
- Visão turva,
- Maior facilidade de infecções de pele,
- Cicatrização mais difícil,
- Perda da sensibilidade nos pés.
Diabetes Gestacional
Acontece pelo aumento das taxas de glicose, de modo que ocorre pela primeira vez na gestação.
São circunstâncias que aumentam o risco da Diabetes Gestacional:
- Idade da gestante acima dos 30 anos,
- Obesidade, Sobrepeso ou ganho excessivo de peso na gestação,
- Histórico familiar com qualquer tipo de Diabetes,
- Hipertensão,
- Ovários policísticos,
- Estatura abaixo de 1,50 m.
- Gravidez com fetos muito grandes ou excesso de líquido amniótico.
Outros tipos de Diabetes
Ocorrem com menor frequência e podem estar associadas a diversas circunstâncias.
Situações ligadas a outros tipos de Diabetes:
- Consumo de certos medicamentos,
- Ocorrência de determinadas infecções,
- Doenças do Pâncreas,
- Problemas hormonais,
- Dificuldades genéticas relacionadas a insulina,
- Defeitos genéticos na funçao da célula beta – MODY 1, 2 e 3.
E caso eu prefira a Dra. Fabiana Caviquioli?
A Dra. Fabiana Caviquioli é Médica Nefrologista com ampla vivência e expertise no tratamento das mais variadas patologias renais, entre elas os aspectos nefrológicos da Diabetes em Londrina.
Escolhendo seu consultório, você opta pela mais recomendada Nefrologista de Londrina na visão dos pacientes. De acordo com as principais plataformas públicas onde pacientes podem avaliar seus médicos: Google Places, Doctoralia e CatalogoMed.
Além disso, nossa equipe de secretárias está a sua total disposição para sanar todas as principais dúvidas referentes ao serviço médico antes de seu agendamento.
Esse site que você está lendo pertence a Dra. Fabiana Caviquioli Rodrigues. E tem objetivos educacionais e/ou informativos sobre os temas relacionados as competências relacionados ao tratamento em Nefrologia da Diabetes em Londrina, bem como a respeito de sua respectiva atuação profissional médica. As informações aqui citadas não devem ser utilizadas como substituto ao tratamento especializado e/ou ao diagnóstico, bem como não eliminam a necessidade de realizar adequada consulta médica.